Coordenador : Leonardo Moreira da Costa
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES RENOVADAS
Protocolo: 388585.2199.283147.03022023
Departamento/Setor: GQO
Área Temática : Comunicação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Os textos e vídeos elaborados serão alocados nas plataformas Facebook e Instagram de amplo acesso a maioria da população brasileira e internacional. Com isso, visamos a interação, orientação e troca de experiências com docentes, discentes de graduação e pós-graduação, técnicos administrativos e quaisquer outras pessoas que tiverem interesse e necessidade em buscar conhecimento de forma mais objetiva com linguagem mais fácil e combatendo as informações falsas (Fake news)
Local de atuação: Instituto de Química (UFF)
Objetivo
Desenvolver um canal de comunicação com a população nas redes sociais para divulgação da ciência, orientação sobre tópicos relacionados com a química, ciências, física, saúde, medicina, esportes, tecnologia, educação entre outros relevantes para a sociedade de forma acessível a leitores não habituados com o meio acadêmico.
Resumo
Nos últimos anos tem-se percebido que o número de informações falsas (fake News) tem aumentado no Brasil. Isso acaba causando a desinformação da população que por ser leiga e achar que as explicações são muito complexas fica aflita e com pouco interesse em buscar a informação. Esse projeto tem como finalidade transformar conteúdos científicos e de linguagem específica em conteúdos que possam ser consumidos e entendidos por pessoas de fora dos campos específicos, democratizando o conhecimento. Visa-se contribuir para que os cidadãos tenham a capacidade de entender e discutir assuntos que impactam de diversas formas na sociedade e não fiquem desmotivados pelo uso de termos e conceitos pouco conhecidos. Nesse projeto elaboraremos textos, artes gráficas e vídeos sobre o cotidiano relacionado a diversos temas como saúde, sociedade, medicina, física, química, ciências e ensino-aprendizagem. Todo o material será disponibilizado gratuitamente por meio das mídias sociais Facebook e Instagram. Como estratégias de divulgação visamos visitas presenciais e virtuais (por meio de palestras ou encontros utilizando salas de aula virtuais do google meet), a turmas de escolas de ensino médio e universidades. Além da divulgação em outras páginas de Facebook como a da Universidade Federal Fluminense, Universidade do Estado do Rio de Janeiro entre outras. Esperamos que este projeto possa contribuir de maneira significativa para democratizar o conhecimento, dirimir dúvidas, orientar a população além de ser uma fonte de informação confiável para a população.